sábado, 7 de setembro de 2013

Nove anos depois de sua principal concorrente, finalmente a Yamaha apresenta a sua moto de 150 cc, a Fazer 150 (nome oficial é YS150 Fazer), que chega em duas versões com diferenças apenas estéticas. Pelo discurso adotado pelos executivos da empresa no lançamento em Sauípe (BA), a Yamaha demonstra disposição para recuperar com esta moto um pouco do terreno e tempo perdidos. No test-drive que MOTONLINE realizou, ficou claro que a Fazer 150 está bem resolvida e tem grande potencial pode agradar a uma ampla fatia de consumidores. Como resultado disso, seus executivos esperam que a nova moto possa tirar a empresa da faixa dos 10% de participação no mercado brasileiro.
Duas versões, SED e ED: elas podem tirar a Yamaha dos 10% de mercado
Duas versões, SED e ED: elas podem tirar a Yamaha dos 10% de mercado
A pergunta que se faz é se esses consumidores vão deixar de comprar uma Honda street de 125 ou 150 cc, ou mesmo uma YBR 125 Factor ou ainda se a nova moto terá capacidade de trazer novos consumidores para o segmento mais importante e disputado do mercado brasileiro. Evidente que os executivos da Yamaha esperam que ela faça tudo, menos canibalizar a irmã YBR 125, mas acham que isso poderá acontecer. “A Fazer 150 está posicionada no mesmo patamar da principal concorrente e a diferença de preço para a YBR 125 é grande, mas isso não garante nada”, explica Marcio Hegenberg, diretor comercial da Yamaha Motor do Brasil.Se a promessa do presidente se concretizará o tempo dirá. Até porque noutras ocasiões, uma delas bem recente inclusive, a Yamaha já declarou a mesma coisa, e nada mudou. Desta vez a empresa promete novidades em ritmo mais acelerado. “Esta moto é a essência do que nós queremos mostrar com o sloganRevs Your Heart e isso balizará todas as novas ações e novas motocicletas que vamos apresentar daqui por diante”, prometeu Hayakawa.

Versão SED em três cores...
Versão SED em três cores...
O esforço da Yamaha recebeu ainda o incentivo do engenheiro líder do projeto da Factor 150, Yoshihide Ishii, que veio do Japão para dizer que a moto foi feita exclusivamente para o mercado brasileiro e que o trabalho foi conjunto da engenharia brasileira com a japonesa. “Nosso desafio foi fazer a melhor motocicleta da categoria para superar a líder do segmento”, falou Ishii. Se ela é melhor que a Honda Titan 150 ainda não se sabe e a resposta virá pelos consumidores que darão a resposta nos números de vendas da marca e na sua participação de mercado.
... e versão ED em duas cores
... e versão ED em duas cores
A expectativa do diretor comercial é que a Fazer 150 siga os passos de outras motos Yamaha em seus respectivos segmentos. “A YBR vende cerca de 30% do que vende a líder do segmento das street de 125 cc e queremos o mesmo pedaço para a Fazer 150 em relação à líder do segmento”, falou Hegenberg. Isso significa que a Yamaha projeta uma venda de aproximadamente 9 mil motos por mês do novo modelo. Se isso se concretizar e a Yamaha não perder vendas da YBR 125, a projeção é que a Yamaha aumentará sua participação total no mercado dos atuais 10% para cerca de 14% com a chegada da Fazer 150.

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