Museu Duas Rodas
No alto da Mantiqueira, em Alcantilado, MG, em meio à Natureza, riachos e estradas de terra, Robson Silvestre Pauli, ergueu o único museu permanente, conhecido no Brasil, dedicado a motocicletas antigas e/ou clássicas, aberto à visitação pública.
Detalhe da frente do galpão do "Museu Duas Rodas", com uma Norton Manx "saindo por cima" !!!
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Já ha algum tempo havia ouvido falar que alguém estaria organizando um museu na região de Visconde de Mauá (próximo a Penedo), no Estado do Rio de Janeiro, divisa com Minas Gerais, no alto da Serra da Mantiqueira.
Visual externo do museu
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É uma região, no mínimo, inusitada, para se ter um museu de motocicletas antigas pois a natureza serrana exuberante, contrasta com assuntos mecânicos mas... Assim aconteceu!!!
Fiquei sabendo no fim-de-semana passado (06/07/02), que havia sido inaugurado esse museu e, como estava de passagem pelo estado do Rio, resolvi conferir o já famoso empreendimento.
Impressionante!!!
Junto a uma área de lazer, de nome "Corredeiras", também de propriedade de Robson, ergue-se um, não tão pequeno, mas discreto, galpão decorado conforme o estilo serrano, onde existe um acervo, de aproximadamente 90 exemplares, entre motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas motorizadas, e afins, tudo em excelente estado de conservação ou recuperação.
Robson junto a suas Jóias
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São motocicletas vindas de várias localidades, principalmente do Estado do Rio de Janeiro e São Paulo.
Ducati Monza Jr. 160cc
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Mobylette
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Lá encontram-se velhas conhecidas de quem, nos anos 60, frequentava a "Esquina do Veneno", na capital paulista, como a Moto-Guzzi Aerone 250cc do Sr.Luiz Latorre, ou a Aermacchi Alla D'Oro que era vista na "Brasimport".
Eu, pessoalmente, conheci essas duas motocicletas, na época em que pertenciam a seus proprietários originais.
Moto Guzzi Aerone 250cc que pertenceu à Luiz Latorre
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Harley-Davidson Aermacchi Alla D'Oro de 250cc, que pertenceu à Pedro Latorre
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Encontram-se, também, raridades que datam dos primórdios da história da motocicleta
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Wanderer 1902
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Os exemplares de sua coleção que são expostos ao público, são variados; desde fins de 1903, como a Wanderer, na foto acima, a meados de 1970.
São belos, dignos de serem expostos para reavivarem a memória de quem viveu cada época e acrescentar conhecimento a quem se interessa pelo assunto.
BSA com Kit especial para competição
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Yamaha TY125 Uma variação da DT125, importada no Brasil, que foi destinada ao mercado americano Notem o escapamento externo, como nas AT125
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Negrini 50cc
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Triumph Boneville 650cc
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Depois de ficar por um bom tempo observando essa coleção, bem organizada, com as respectivas fichas técnicas e comentários interessantes, fomos conhecer outro galpão, onde ficam as motos a serem restauradas...Muitas...Mais de 50, com certeza!!!
Vista interna do galpão de motos a restaurar Notem as motos fixas no teto
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Eu nunca tinha visto tantos quadros, chassis, rodas e pneus, de modelos que variavam de Norton Manx a TZ350!
Tudo isso a ser restaurado para fazer parte do já tão completo museu.
Yamaha TZ350 com quadro Nico Backer
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Cada moto com sua história.
Robson guarda na memória a história dos principais modelos que possue.
Decoração super-interessante
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Robson, colocou todo seu acervo à disposição do público, fazendo questão de apresentar peça a peça da sua coleção, como se fosse parte de sua família.
E de certa forma, são, pois esse trabalho só alcança êxito, quando é feito com amor e paciência.
O Museu Duas Rodas, tem tudo para se tornar ponto de parada obrigatório de quem gosta das Motocicletas Clássicas e de quem gosta de acrescentar sempre um ponto à sua cultura pessoal.
Adorei cada motocicleta, todas relíquias
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